quinta-feira, 5 de junho de 2008

O ato de estudar

por Paulo Freire

Tinha chovido toda a noite. Havia enormes poças de água nas partes mais baixas do terreno. Em certos lugares a terra, de tão molhada, tinha virado lama. Às vezes, mais do que escorregar, os pés se atolavam na lama até acima dos tornozelos. Era difícil andar. Pedro e Antônio estavam transportando numa camioneta cestos cheios de cacau para o sítio onde deveriam secar. Em certa altura, perceberam que a camioneta não atravessaria o atoleiro que tinham pela frente. Pararam. Desceram da camioneta. Olharam o atoleiro, que era um problema para eles. Atravessaram os dois metros de lama, defendidos por suas botas de cano longo. Sentiram a espessura do lamaçal. Pensaram. Discutiram como resolver o problema. Depois, com a ajuda de algumas pedras e galhos secos de árvores, deram ao terreno a consistência mínima para que as rodas da camioneta passassem sem se atolar. Pedro e Antônio estudaram. Procuraram compreender o problema que tinham a resolver e, em seguida, encontraram uma resposta precisa. Não se estuda só na escola. Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam.

9 comentários:

Cativa Google disse...

È vivendo e aprendendo.


http://cativagoogle.blogspot.com/

Anônimo disse...

Melhor escola as vezes é a escola da vida, o que aprendemos no dia a dia nos pequenos detalhes e sentindo as coisas que estao ao nosso redor

Anônimo disse...

O estudo é fundamental em qualquer etapa da vida, mesmo as pessoas que já se encontram formadas e trabalhando, devem continuar os estudos, até para os conhecimentos adquiridos não se tornarem obsoletos.

www.memoriaretro.wordpress.com

iti disse...

o saber nem sempre é vindo das escolas, mais em viver os dias....


http://lhmartins.blogspot.com/

Flaveetcho disse...

O estudo é muito importante, sim.
Acredito demais nisso... e gosto muito, aliás, sempre gostei.

:D

danii disse...

com certeza.....
as vezes as atitudes nos ensinam muito , as vezes nao : sempre!!!!


www.daniilopes.blogspot.com

Unknown disse...

Otimo texto do paulo...
Estudo é fundamental

Abraços
Cisco
http://borarir.blogspot.com/

Eu? disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eu? disse...

Gostei do texto, e acho que vc tem toda a razão... apesar que quando estudamos na escola, aprendemos coisas que até não precisa naquela hora, mais com certeza mais tarde vamos precisar.