quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O mundo, aqui



Esta mulher de saias largas e sorriso contido, que me encara na foto amarelada, é minha bisavó. À sua volta um jardim, um quintal, uma rua tão comprida que nem tem fim. O mundo antigamente era desse jeito: largo, misterioso, cheio de terrenos e quintais e várzeas e céus -como nas velhas fotografias desse álbum.

Conheci minha bisavó. Não a jovem morena que me sorri no retrato, mas a mulher de cabelos brancos e corpo frágil, que me contava histórias ao anoitecer. Parece que ainda ouço a sua voz...

"-Ah, era tudo muito longe. Qualquer viagenzinha demorava dias, semanas. Até ir ao centro da cidade demorava um tempão!"

"-Cinema? Quase nunca. O máximo que dava pra fazer era ir ao vizinho ouvir rádio. Tocava música, dava notícias. Lembro do tempo da guerra..."

"-Mandavam cobrir as janelas, apagar as luzes durante o blecaute. Diziam que podia ter bombardeio. Eu não tinha medo: a guerra acontecia lá nas europas, não ia chegar aqui. França, Alemanha...pra mim aqueles lugares não existiam de verdade, eram mais longe que o purgatório!"

É. O mundo da minha bisavó era imenso, interminável, inesgotável. A noticia de uma bomba atômica estourando no Japão só chegaria a ela muito tempo depois. Os longos espaços amorteciam as novidades e adiavam os espantos.

E hoje... eu fecho o álbum de fotografias amareladas e vejo à minha frente as imagens de um terremoto no Japão. A queda de um avião no Canadá. Fome na África e exércitos na Ásia. Uma competição esportiva na Austrália. Naves saindo do Sistema Solar... tudo aqui, e agora.

Parece brincadeira, mas eu conheço melhor o rosto do presidente americano do que o do padeiro ali na esquina! Estranhos tempos estes, em que o mundo cabe inteiro, em tempo real, naquela caixa iluminada parada no meio da minha sala! Em que uma teia eletrônica leva qualquer um a qualquer lugar.

Ainda como espanto de minha bisavó por dentro, piso porta afora e entro no mundo.

8 comentários:

Bernardo Lima disse...

não cheguei a conhecer minha bisavó, mas a sua parece ter sido uma pessoa de bastante sabedoria...

Isabella F. disse...

Minha bisa ainda está viva. Ela é meio "forte" de personalidade mas chega aser enfraçado hahaha


http://www.words-of-eagle.blogspot.com/

Alan Reinaldo Eckert disse...

legal mas nao tenho paciensia pra ler tudo

Nova Onda da Arte disse...

gostei....

vou sempre passar por aqui

Marco Antonio Araujo disse...

Acho que o mundo ficou tão "grande" que esquecemos as sutilezas da vida...

MH disse...

SIMPLESMENTE ADOREI.
A foto é linda.
Sua vó é incrivel (eu amo minha vo acima de tudo)
E realmente o mundo virou um treco estranho

Anônimo disse...

vim retribuir a visita!!!

é sim... é como o festival de verão..
mas sã apenas em dois dias sexta e sabado...
no inicio do festival era só rock sabe... depois aderiram ao reggae, e hoje tudo o que é moda acaba entrando né...
este ano tinha té DJS.

mas ainda assim é muito legal...

valeu...

bjxx

Anônimo disse...

Interessante, adorei o jeito de escrever!
"...porta afora e entro no mundo"


Gostei!!