domingo, 25 de maio de 2008

Compras

A entrada do Shopping Center parecia a boca de uma baleia luminosa, pronta para engolir a família de Marcelo. Tinham ido todos juntos fazer compras, embora o pai suspirasse de vez em quando durante o caminho, como que dizendo "Isso vai sair caro..."
Marcelo, Duda, Caio e a pequena Maria correram pelo Shopping adentro para desespero da mãe, que morria de medo de perdê-los. Foi encontrar os meninos em frente à loja de videogames, cobiçando os últimos lançamentos. Duda, a mais velha, namorava as roupas supermodernas que apareciam vitrine após vitrine, numa sucessão interminável de lojinhas atraentes. Maria parecia hipnotizada sob os luminosos piscante das doceiras cheias de guloseimas cheirosas.
Quando o pai conseguiu reunir os quatro, um som estridente abafou o som de suas vozes. Era a mais nova gravação de um grupo de rock, tocando ensurdecedoramente nos alto-falantes de uma loja de discos. Bastou uma distração durante a música e... Onde estavam eles? Tinham desaparecido outra vez.
-Ali! - chamou a mãe, indo na direção de uma grande loja de brinquedos.
Correram para lá e encontraram Marcelo e Caio experimentando os modelos incríveis de bicicletas, enquanto Maria parecia perdida em meio a quatro prateleiras cheinhas de bonecas de todas as cores, tamanhos e cheiros.
Os três foram devidamente encaminhados para fora da área perigosa e o pai seguiu com eles em direção ao objetivo da família naquele dia: uma pequena loja de sapatos.
Mas faltava alguém! Onde estava Duda?
- Você leva os três à loja e eu procuro por ela-resolveu a mãe.
Trinta butiques, quatro lojas de discos e três livrarias depois ela encontrou a ficha-indecisa entre uma lojinha de bijuterias e uma papelaria lotada de lápis, cadernos supercoloridos entre outros objetos atraentes.
Após comprarem os sapatos e tênis programados, passaram por uma lanchonete onde os doces e sanduíches pareciam muito mais gostosos nas fotografias na parede do que no prato... Até que, estômagos satisfeitos e braços cheios de pacotes, a família se encaminhou para fora do Shopping.
- Ufa!-resmungou a mãe, cansada. -Estão todos aqui.
A pequena Maria, lambendo os dedos grudentos de doce, comentou inocentemente:
- Só falta papai.
Sim, estavam todos lá-exceto o pai.
Foram encontrá-lo meia hora depois, com um ar muito sem-graça, em frente a uma loja de artigos para automóveis. Havia comprado uma série de peças metálicas estranhas, que só ele sabia para que serviam.
"Pelo menos"- pensaram os pais -, "todos ficaram satisfeitos."
Porém à noite, em casa, as compras feitas no Shopping-mesmo as mais caras- dormiam esquecidas sobre o sofá. No chão da sala, cansado mas animados, os filhos brincaram até bem tarde construindo castelos com as caixas de sapato que haviam trazido...

17 comentários:

Anônimo disse...

É nosso mundinho mercadológico, ja passou de capitalista.
Nãos adianta, adoramos comprar coisas fúteis.

E bonecas de cheirinho, nossa, me lembra tanto minhas priminhas.

E realmente, viver é repetir-se, eu mesmo repito-me ao extremo até que canso e mudo de faixa, mas logo sei que daqui a algum tempo eu retorno para a mesma faixa, porém, com uma nova visão.

Hoje mesmo, já escutei a mesma faixa do cd do Expresso Rural 0 vezes. então para encerrar o comentário, como acho que nao deve conhecer aqui vai um trechinho da musica:

SOL DE SONRISOL/ EXPRESSO RURAL

...
sinceramente não liguem para o que eu digo
são só palavras de um ser dito normal
que passa o tempo passando o tempo com a vida
mas que acredita na existência desse sol de sonrisal

Abraços

... disse...

legal o texto..parabens....


http://blogdocleidemar.blogspot.com

arash gitzcam disse...

tem q ter mta disposição pra ter família assim.

Carlos Macêdo disse...

Foi logo para a loja de video games??? Tá tudo muito caro por aqui...hehehehehehe

flw

Anônimo disse...

Bem legal o seu texto gostei da história, na verdade coisa que se passa com uma certa frequencia na vida de casais.. ainda bem que o pai tb saiu feliz.. não só gastou com os outros... peari e amãe comprou oq pra ela??

abçsss

Mariane Monteiro disse...

olha, q belo texto.....e o final muito bom!!!! Muitas vzs não precisamos de coisas caras, não é mesmo??? Parabéns lindo blog! Abraço.

Carla M. disse...

a gente esquece que o mercado não manda em todas as consciências, que vamos sendo adestrados todo dia.

mas eu me pego construindo castelos de caixas de sapatos na minha cabeça, o tempo todo.

Petterson Lima disse...

Foi na loja de dvd's?
Viu algum seriado em promoção por lá?
Se achou, me conta HAHAH
Abraços,

Petterson Lima disse...

Opa. valeu cara por me favoritar!
Você curtia The 4400, eu nunca nem vi hehe.
E cara, nem sou tão fã de Dexter assim, acredita?
Todo mundo fala super bem mais eu além de não ter tempo pra ver, eu vi o piloto e nem me deixou com vontade de ver o proximo.

Petterson Lima disse...

É mesmo?
Do quê se trata.
Ah cara nem fale isso, eu acho Heroes uma das melhores coisas da tv
Ok, cometeu um grande, o segundo volume é ridiculo
mais vamos dar mais uma chance né?
vem aí o 3º quero muito ver.
Lost é unanimidade né, geral curte
Pushing Daiseis eu me perdi LEGAL mais ainda pretendo terminar
e 24 horas é sensacional mais eu me perdi e nunca mais voltei HUAHUAHU

Fernando Gomes disse...

a srta tequila nem conseguiu mentir..
concordo com você..
ela passava boa parte do tempo tentando colocar
os sentimentos dela na mesa pra tentar vender a idéia de que o show era realmente sério..

lamentável.

http://www.andisaidgoddamn.blogspot.com/

Petterson Lima disse...

Interessante.
Mais já sou viciado em bastante coisa, nme me permito á ver.

Daniel disse...

Após um exórdio digno de um segundo salto alegórico de Moby Dick nos mares das entrelinhas literárias, seria impossível não concordar com a conclusão de que o capital é apenas um meio ilusório que serve à dominação humana. 



Assim como muito bem desenha a sua prosa, diria também o camarada Marx em seus tratados filosóficos, quando alertava profeticamente sobre o fetiche da matéria, para qual a humanidade decidiu individualmente devotar as suas vidas em coletividade.



Vem-me viva à memória a metáfora da serpente da serpente que expelindo peles simboliza a evolução da humanidade, em um processo obviamente descartado como mera idealização da realidade pelo jovem Marx em sua retórica incisiva à obra Das Judenfrage do compatriota e filósofo contemporâneo, Bruno Bauer.



Mas é óbvio que não só com dinheiro se faz uma religião. O culto da globalização é muito mais complexo e mal explicado nas aulas de geografia da maioria dos colégios do mundo. E no entanto acabará por servir para a maioria de nós como assertiva reconfortante, de que a esmagadora maioria da humanidade decidirá agir em conjunto como convém à sua capacidade de desenvolvimento, podendo até mesmo chegar algum dia a um objetivo interplanetário de conservar o planeta habitável. 



Obivamente que essa congregação ecológica só será aplicada em escala quando as devidas medidas dessa aplicação e sua manutenção sejam economicamente viáveis. Portanto, o futuro até pode ser reciclável ou biodegradável, mas como processo coletivo será apenas a otimização da mesma produção e do mesmo consumo que havia antes. 



Mas não importa se a revolução reside ou não em nossos conflituosos desejos humanos, a luta de classes, que a maioria dos escritores de livros auto-ajuda descreve como "motor da felicidade", acaba nos impelindo por diversos processos que na maioria acabam por nos consumir para si.



Nessa realidade distópica, sua conclusão com uma metáfora tão simples e ironicamente auspiciosa do nosso futuro soa como uma brisa em meio ao turbilhão de ventos que varre o planeta: nós como uma espécie dominante alcançamos proporções de gigantes, mas ficamos facilmente entretidos com a construção de pequenos prédios de papelão.

Karen Tatian disse...

Conterrâneo!!
Éhhhhhh....a verdadeira sociedade do consumo!!!!Movida plenamente pelo impulso inconsciente, construindo pessoas iguais e robotizadas, mas não ... "tá na moda!"...

Dê uma passadinha lá no meu blog, atualizado!!!
http://publibahia.blogspot.com

Daniel disse...

você se incomoda se eu colar o comentário acima em um post no meu blog?

do Ricardinho Dias Gomes disse...

Nossa!!! show de bola seu blog.
mas passei aqui p/ fazer-lhe este convite!!!!!!!!!!!!!!!!!

TVariedades apresenta...

"A PRIMEIRA ESTRELA DA NOITE NO CAMINHO DE DOM FELICIANO"

Vai lá e de palpites, opiniões, dicas, etc...
s p

Anônimo disse...

gostei...

parabens!